Clube do Yaoi

Blog voltado as pessoas que curtem desenhos do gênero Yaoi!!!

O post de hoje fala um pouco sobre a origem do Yaoi, só para situar quem não conhece bem o que é!
Como o meu tempo é corrido, principalmente aos fins de semana, não tive tempo de escrever, então, achei um texto bacana sobre o assunto e estou postando aqui hoje, segue o texto:


As origens do yaoi remontam ao final da década de 1950, quando as mulheres começaram a se tornar autoras proeminentes.

Nos anos 70, duas artistas, Moto Hagio e Keiko Takemiya, acumularam considerável influência, e, graças a ambas, os mangás shoujo começaram a explorar histórias envolvendo relações homoeróticas entre rapazes.

Duas obras são particularmente importantes: Toma No Shinzo (1974), de Hagio, e Kaze To Ki No Uta (1976), de Takemiya - que, em inglês, recebeu o nome de The Song of the Wind and the Trees (A Canção do Vento e das Árvores).

Em parte, essas autoras foram influenciadas por artistas europeus. Toma No Shinzo (O Coração de Thomas), por exemplo, começa narrando o suicídio de um jovem de 14 anos apaixonado por um colega de escola mais velho e foi inspirado no filme francês Les Amitiés Particulieres, de Jean Delannoy (1964). O filme, por sua vez, foi rodado a partir do livro de mesmo nome, publicado pelo escritor Roger Peyrefitte em 1944.

No entanto, o yaoi também tem raízes autenticamente japonesas. O relacionamento amoroso e sexual entre antigos samurais, por exemplo, era comum e seguia os ideais de nobreza e coragem dos guerreiros e de educação e iniciação do pupilo mais jovem pelo mestre mais velho.

Parte desse imaginário foi absorvida. Aliadas às cenas calientes do yaoi, há muito amor, romantismo e todo o ideal nobre que cercava as relações homossexuais entre os antigos militares. Não é só pornografia.

The Song of the Wind and the Trees foi importante por trazer à tona as primeiras cenas tórridas e explícitas. A história trata das complexas razões por trás da promiscuidade de um jovem, Gilbert Cocteau.

O termo "yaoi", porém, só surgiu alguns anos depois, em 1979, quando um grupo de artistas amadores criou um dojinshi (fan fiction ou fanzine japonês) intitulado Rappori Yaoi Tokushu Gou. Ainda hoje, o yaoi mantém como característica marcante o fato de ser um dojinshi, o que significa que os personagens são emprestados de outras produções: animes, games ou mesmo outros mangás.

É preciso apenas esclarecer que, no Japão, a expressão "yaoi" não é mais tão usada. É que lá mudaram tanto a denominação de alguns estilos quanto o significado de certas palavras. Hoje, por exemplo, "shounen-ai" quer dizer "pedófilo" - e, em termos estritos, nunca houve uma palavra consensual para designar os mangás homoeróticos com personagens inéditos.

Os japoneses preferiram, então, cunhar um outro termo, que vem do inglês: Boys' Love ou BL, que engloba todos os tipos de arte com conteúdo homoerótico entre personagens masculinos, normalmente feito e lido por mulheres.

Isso mesmo. Pode soar curioso, mas yaoi e similares são, antes de tudo, coisa de mulher. Tanto que, hoje, o BL é considerado uma extensão ou subgênero do shoujo (histórias feitas para meninas) ou do josei (para mulheres mais velhas). Se você for ao Japão, prefira a designação "BL" a qualquer outra.

No Japão, a primeira revista mensal dedicada à arte homoerótica do mangá, tanto amadora quanto profissional, foi criada em 1978, com o nome de June.

Fonte: Uol Mix (João Marinho)

A seguir a imagem do dia:


Photobucket

Como ninguém tem comentado, não sei se o blog está agradando ou não, por isso, é importante que comentem, para sempre melhorarmos!

Algumas pessoas com quem tenho contato via MSN haviam comentado que não estavam conseguindo comentar no blog, acredito que o problema esteja resolvido, haja vista que fiz um comentário teste, agora é só tentar!!!

Bom fim de semana aê pessoar!!!

1 comentários:

Teste!!!

Postar um comentário

Pessoas on line agora

Visitante Nº

O Blog

O Clube do Yaoi é um blog voltado aos amantes de imagens do gênero yaoi!

Quem sou eu

Minha foto
Alguem que curte muito Yaoi

Seguidores